sábado, 29 de agosto de 2009

Os Cinco Estágios da Dor

Dificilmente algo tão ruim vai me mostrar como a vida pode ser tão boa.

Opções estranhas vindas de escolhas duplas, onde talvez o errado de hoje seja o certo do amanhã, ou, quem sabe, o contrario. Como é bom errar estando certo, e como é raro também.

O acumulo de visões que a inegável perfeita vida nos obriga a passar, faz com que a confusão desabroche em nossos olhos. Perfeita? Vão me perguntar. Sim, perfeita.

E as tristezas? E as desilusões? E as dores?

É, eu também penso nisso sim. E não sei por que,
mas se a lógica da possível perfeição não me falha, é exatamente por isso que a vida é tão perfeita.

Pelas dores, desilusões e tristezas, que
fazem os seus opostos serem tão bem saboreados.

Ultimamente tem uma idéia que não sai da minha cabeça, e parece que tinha um sentido para ela estar rodeando minhas maluquices.

Os cinco estágios da dor:

1º-Negação

2º-Raiva

3º-Barganha

4º-Depressão

5º-Aceitação

Vi isso bastante nesse fim de ano passado, infelizmente, porque se eu vi, é sinal de que alguém sofreu. Agora engraçado como não foge a regra, a matemática da dor é tão exata quanto um simples calculo de variável “x”. Como no calculo, o sentimento da dor também não simplesmente passa antes de acharmos o resultado final desses 5 estágios.

Buscando a lógica pelos pensamentos, se qualquer “x” de uma equação tem um resultado óbvio, o sofrimento deve ter um para se passar, e abstraindo a parte do “tempo”, eu diria que a resposta é a novidade.

Eu poderia afirmar que a novidade de mesma categoria, vinda no lugar da que criou a dor, se absorvida estancaria o sofrimento, e iniciaria uma nova rota.

Mas daí que vem a minha pergunta. Isso é bom?

O sofrimento é parte importante da evolução emocional de uma pessoa, agüentar uma dor forte, nos faz mais resistentes, mais inteligentes, mais úteis, mais frios, e menos maleáveis no sentido de manipulação. A novidade imposta, apenas faria com que continuássemos estagnados no que diz respeito a essa mesma evolução, mas... Pausaria a dor.

Sofrer sem duvidada nenhuma é algo terrível, mas saber sofrer é essencial para nós mesmos. Assim, erraremos menos, e aprendendo, sofreremos menos.

Não acredite, chute a parede, implore, chore muito, seque as lagrimas e quando levantar... Fique mais alto, e busque a sua novidade melhorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário